O câncer de colo uterino é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o terceiro câncer mais comum em mulheres, depois do câncer de mama e do câncer de pulmão.
No Brasil, é o segundo câncer mais frequente nas mulheres e causa cerca de 12 mil mortes por ano. Os principais fatores de risco são: ter tido muitos parceiros sexuais, ter início da vida sexual precoce, ter HPV, fumar, ter baixa escolaridade e ser pobre.
O Março Lilás é uma campanha de alerta, orientação, conscientização e combate ao câncer de colo uterino. O câncer do colo do útero é causado por infecções permanentes causadas por vírus dos tipos ontogênicos do HPV – Papilomavírus Humano.
HPV é um vírus que pode ser transmitido por contato direto com a pele ou mucosas, durante o sexo. A maioria das pessoas que contrai o HPV se livra dele espontaneamente. No entanto, em alguns casos, o HPV pode causar câncer.
Visitas periódicas ao ginecologista são grandes aliados à prevenção do câncer no colo do útero. Mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar exame de Papanicolau pelo menos uma vez a cada três anos.
Quando detectado precocemente, o câncer do colo do útero tem altas chances de cura. Por isso, é importante que todas as mulheres se conscientizem da importância da prevenção e façam os exames preventivos regularmente.
.
.
.
O Cartão de Desconto que Cuida da sua saúde da sua Família.
www.dmacuida.com.br
Tire logo o seu!
Consultas e exames acessíveis.
📲 (91) 98966.0127 – WhatsApp